Desafios na Implementação de um Sistema de Compliance Efetivo e Como Superá-los.

Adaptar-se rapidamente e com segurança às mudanças de cenários e conjunturas do mercado, enquanto se atende às expectativas e necessidades dos clientes, é uma jornada desafiadora para qualquer modelo de negócio que queira perenizar-se.

Nesse contexto, proteger a empresa e garantir sua longevidade, requer a implementação de um Programa de Gestão de Riscos e Conformidade/Integridade/Compliance. Esse programa é assim denominado porque não se trata apenas de assegurar o cumprimento de leis, normas e regulamentos (conformidade/compliance), mas também de promover uma cultura de ética e integridade corporativa, que dê boa visibilidade e agregue valor à marca.

A seguir, destacamos os quatro principais desafios enfrentados pelas organizações, bem como as estratégias recomendadas para superá-los e atingir os objetivos empresariais:

1. Fortalecimento da Cultura Organizacional

Desafio: Alinhar a cultura organizacional a mecanismos e metodologias que assegurem a conformidade e a integridade do negócio, superando eventuais resistências internas às mudanças.

Como Superar:

  • Diagnóstico das Causas de Resistência: Identificar as causas das resistências internas às alterações necessárias; Geralmente estão relacionadas à falta de conhecimento sobre a necessidade, vantagens seus benefícios, para todas as partes interessadas; inclusive para os colaboradores.
  • Liderança pelo Exemplo: A Alta Direção deve demonstrar por todos os meios compromisso firme com a conformidade e a ética, servindo como modelo para todos os colaboradores.
  • Programa de Gestão de Riscos e Conformidade/Integridade/Compliance: Desenvolver um programa adaptado à realidade da organização, com políticas claras, código de conduta ética e ferramentas simples e eficientes para assegurar a conformidade. Considerar o apoio de uma empresa especializada, se necessário.
  • Implementação e Gestão das Mudanças: Manter uma estrutura específica, ou um profissional qualificado, para orientar e supervisionar as mudanças introduzidas pelo Programa de Gestão de Riscos e Conformidade/Integridade/Compliance.
  • Educação e Treinamento: Implementar programas de treinamento regulares para todos os funcionários, destacando a importância do compliance e sua coerência com os valores organizacionais.
  • Comunicação Clara: Estabelecer canais de comunicação abertos para discutir questões de compliance e ética, acolhendo feedback dos colaboradores.
2. Complexidade Regulatória

Desafio: A variedade de leis e regulamentos, além de suas constantes alterações, exige acompanhamento contínuo.

Como Superar: 

  • Compliance Legal e Regulatório: Designar um profissional para construir uma base regulatória confiável ou contratar especialista em compliance para ajudar a navegar pelo ambiente regulatório e formatar esse repertório.
  • Atualizações Regulares: Implementar metodologias ágeis e automatizadas para consultas frequentes a sites especializados e promover as atualizações necessárias.
3. Recursos Limitados

Desafio: A escassez de recursos humanos, tecnológicos e financeiros pode dificultar a implementação de um programa robusto de conformidade e integridade.

Como Superar:

  • Priorização de Riscos: Focar em áreas de maior risco e alocar recursos de forma racional para implementar controles internos eficazes.
  • Tecnologia: Investir em soluções tecnológicas que automatizem processos e reduzam controles manuais.
4. Monitoramento e Auditoria Contínuos

Desafio: Estabelecer um sistema eficaz de monitoramento das mudanças introduzidas para manter o compliance e a integridade corporativa.

Como Superar:

  • Software de Monitoramento: Utilizar ferramentas que forneçam alertas, preferentemente em tempo real, sobre possíveis violações de compliance. Se de início não for possível automatizar, as áreas devem ser treinadas equipadas com instrumentos simples, para verificação diária da conformidade dos procedimentos adotados nos diversos processos. Tais verificações de conformidade devem ser, posteriormente, certificadas pelo gestor do Programa de Gestão de Riscos e Conformidade/Integridade/Compliance, que também fará verificações por amostragem de forma segregada. Em qualquer modalidade o monitoramento deve ser planejado com estabelecimento prévio de metas de conformidade as quais devem ser acompanhadas por métricas e indicadores.
  • Feedback e Melhoria Contínua: Criar um ciclo de feedback contínuo a partir dos colaboradores sobre quebras de regras ou desvios de conduta, ajustando políticas e procedimentos conforme necessário.
  • Análises Críticas e Reportes: Pelo menos anualmente os riscos do negócio devem ser reavaliados e devem ser realizadas análises críticas dos progressos alcançados com a implementação do Programa de Gestão de Riscos e Conformidade/Compliance, com reportes à Alta Direção com sugestões de melhorias continuas.
 
Conclusão

Implementar um Programa de Gestão de Riscos e Conformidade / Integridade / Compliance eficaz, é decisivo para o sucesso a longo prazo de qualquer organização. Ao enfrentar e superar os desafios de cultura organizacional, complexidade regulatória, recursos limitados e a necessidade de monitoramento contínuo, as empresas não apenas protegem seus interesses, mas também fortalecem sua reputação e confiança no mercado. Com uma abordagem estratégica e com apoio inequívoco da Alta Direção, o Programa de Gestão de Riscos e Conformidade/Integridade/Compliance torna-se efetivo e passa a ser, de fato, uma vantagem competitiva.

#GestãoDeRiscos #Sustentabilidade #Compliance #CompliaceComFocoEmPessoas #CapacitaçãoProfissional #ConsultoriaEmpresarial